Só uma década…

Só 10 anos. Só 10 anos se passaram desde que a Susana e o Eduardo entraram na ImageWare com uma ideia na cabeça. Lembro até hoje a busca por exemplares das principais revistas sobre Document Management que ainda recebíamos em papel na época para servirem de referência.

Mas foram 10 anos muito agitados.

Há 10 anos o Facebook saía do ambiente escolar e começava a aceitar o público como participante.

A Apple estava lançando o primeiro iPhone!

No final de 2006 a Google começava a aceitar que qualquer usuário tirasse proveito do Google Analytics (antes disto a demanda era tão grande que o ambiente não suportava – só usava quem fosse convidado).

Em novembro de 2007 a Amazon começava a ofertar o AWS na Europa.

Começamos a entender por que Thornton May cunhou a expressão SMAC – Social, Mobile, Analytics e Cloud no início da década de 2010. As novidades de 2007 influenciaram a indústria da gestão da informação tremendamente.

Foram desenvolvidos conectores permitindo a integração dos ambientes de rede social com o mundo do ECM, tanto para a captura como para a publicação de conteúdo.

Os dispositivos móveis, com câmeras e capacidade de processamento crescente passaram a ser ótimos scanners para baixa volumetria e, as resoluções superiores, permitindo a entrega de conteúdo.

O uso de armazenamento na nuvem, com os serviços oferecidos a partir daí, se tornou uma nova plataforma para a gestão da informação com uma escalabilidade e suporte à mobilidade nunca antes visto.

O berço da fase do entendimento da informação, inicialmente através de Analytics, permitindo a análise da informação não estruturada. Esta análise sendo expandida com o uso de linguagem natural e semântica. Agregando-se a isto a inteligência cognitiva e algoritmos que aprendem, chegamos ao estágio da IIM – Intelligent Information Management. Início da próxima onda que iremos vivenciar, sem esquecer que tudo que construirmos será sobre as bases que criamos. A expressão “não existe IA – Inteligencia Artificial sem AI – Arquitetura da Informação” é uma das maiores verdades deste período.

Em 2007 a Deputada Federal Angela Guadagnin apresentava o projeto 11/2007 apelidado de LEI DE DIGITALIZAÇÃO, que deu origem à trucidada lei 12682/2012; e o senador Magno Malta apresentava o projeto PLS 146/2007 que volta à baila dos dias de hoje (10 anos depois!!!).

Nestes próximos 10 anos teremos o conteúdo sendo oferecido como um serviço e de forma proativa. Idiomas deixarão de ser barreiras e imagens serão tratadas, reconhecidas e processadas como uma forma de informação qualquer.

Só 10 anos e poderíamos continuar a descrever tudo que aconteceu e seus impactos por um bom tempo. Sugiro a todos que anotem em um caderninho Moleskine (preocupação com preservação digital) os acontecimentos dos próximos 10 anos à medida que forem ocorrendo. Se estes que passaram são impressionantes, aguarde o que vem pela frente! Será uma jornada FASCINANTE que vale a pena ser registrada!

Os teus dispositivos (Internet das Coisas) irão gerar informações sobre você em uma quantidade inédita e antes que você resolva comer o bolo dos 20 anos da Information Management, você receberá uma mensagem dizendo: “não coma isto pois nos últimos 10 anos a sua glicemia subiu! ”. Eduardo e Susana, parabéns! E sugiro que na próxima festa tenha alface!